Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012


Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro
DOM TIMÓTEO
Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro, conhecido como Frei Timóteo ou Dom Timóteo (Canindé, 20 de março de 1928 - São Paulo, 20 de março de 1990), foi o primeiro bispo da Diocese de Tianguá.
Filho de Paulo Cordeiro e Rosilda Pereira, Dom Timóteo era neto do Coronel latifundiário cearense Lindolfo de Lima Pereira e sobrinho do MajorAntônio Couto Pereira que foi o fundador do estádio do Coritiba Foot Ball Club no Paraná. Ordenou-se padre no Seminário da Prainha, emFortaleza.
A Diocese de Tianguá foi criada em 13 de março de 1971 pela "Bula Qui Summopere" do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Sobral. Seu primeiro Bispo foi Dom Timóteo Francisco Numésio Pereira Cordeiro, OFMCap (1971 - 1990). Dom Timóteo é primo segundo do historiador cearense Gustavo Braga.
Ingressou no Seminário Seráfico de Messejana aos 12 anos de idade. Fez a sua primeira profissão em 19 de janeiro de 1947. Em Parnaíbacursou Filosofia e Teologia e sendo ordenado presbítero em 15 de março de 1953. Foi professor e Diretor do Seminário Seráfico de Messejana, assistente da Custódia e Custódio (1970) Nomeado Bispo da recém criada Diocese de Tianguá-CE em 30 de abril de 1971 foi sagrado no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, no dia 04 de junho de 1971. O lema do seu episcopado era: “Ecce adsum” – Eis-me aqui, que bem revela sua disposição e convicção de querer servir à Igreja de Jesus Cristo. Sua vida foi resumida magistralmente por um colega de turma: “Dom Frei Timóteo, sua vida foi atravessada de tantos paradoxos: tinha boa saúde e morreu jovem. Viveu em função dos outros e encontrou tanta oposição. Trabalhou muito e morreu pobre. Parecia tão transparente e enfrentou sempre ambigüidades”.
Faleceu no dia completava 62 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário